Colunistas >> Carol Monteiro

Brasília, de encher os olhos

16 de mai de 2012 | Por: Carol Monteiro

Tive o privilégio de passar o dia das mães com a minha mãe aqui em Brasília este ano. Com ela, veio também meu irmão, Diogo, pra ela ficar com o rebento todo juntinho na mesma cidade (os dois moram em São Paulo). Só que era também a primeira vez dele em Brasília e, por causa disso, foi um final de semana de muito turismo também.

Não deu tempo de fazermos muitas coisas, mas no domingo mesmo levei a dupla pra conhecer o Memorial JK, onde fica a escultura do presidente que fundou Brasília e é símbolo da cidade.

Ao fazer o tour com eles, fiquei pensando em como Brasília é uma maravilha de passeio pra quem adora design, arquitetura e arte. Uma cidade inspiradora de verdade. Fiz alguns registros pra deixar vocês com água na boca.

No Memorial JK, por exemplo, a ambientação é toda linda. No bar, mesas Tulipa e cadeiras Bertóia.

No andar superior, o visitante volta no tempo passeando por entre as cadeiras Easy Chair, criação de 1970 de Oscar Niemeyer, com colaboração de sua filha, Anna Maria Niemeyer, e belas luminárias. Essas cadeiras, aliás, são as que eu mais encontro pelos prédios oficiais de governo e acabo de descobrir que elas fazem parte da “Linha On”, primeira linha de mobiliário assinada pelo arquiteto.

 

O Palácio do Itamaraty também é lotado de Easy Chair. Quando vou aos eventos por lá, fico com vontade de sair correndo com uma debaixo do braço, hehe.

No domingo também fizemos o tour guiado pelo Congresso Nacional, onde fica o Senado e a Câmara. E foi lá que eu aproveitei pra fotografar pra vocês o Salão Verde da Câmara dos Deputados, também muito bem decorado por cadeiras e bancos Easy Chair e, ao fundo, pelo belo painel de Athos Bulcão. Isso sem contar os diversos trabalhos da artista franco-brasileira, Marianne Peretti, presentes também neste salão bem como nos vitrais da Catedral de Brasília e nos que iluminam o túmulo de JK no Memorial.

 

Quando você anda e conhece Brasília e suas atrações, você sempre terá uma oportunidade de encher os olhos. Voltando um pouco ao Memorial JK, lá se encontra também a cadeira de vidro assinada por Ruy Ohtake, além de outros trabalhos de Niemeyer e Athos Bulcão.

Isso porque só estou trazendo um pedacinho do que tem por aqui pra vocês, pessoal.

Brasília é realmente uma cidade que todo mundo deveria conhecer porque, além de aprender sobre o funcionamento da máquina democrática brasileira que pulsa aqui durante a semana, também é possível ver como uma cidade, quando planejada e feita no capricho, pode encher a gente de orgulho. Andar com o céu amplo e azul sob a gente, apreciar os traços precisos de Niemeyer por todo o Eixo Monumental, Esplanada e superquadras, os belos painéis de Athos Bulcão, as funcionalidades de Lúcio Costa, o paisagismo de Burle Marx e as cachoeiras do cerrado no Planalto Central… quer mais privilégio que isso?

  • Imprimir