Colunistas >> Carol Monteiro

Como faz ladrinho hidráulico?

08 de nov de 2012 | Por: Carol Monteiro


(Foto: Blog Papo de Design)

Os super falados ladrilhos hidráulicos estão em alta já faz algum tempo. Apesar de não ser uma peça barata, ele tem entrado cada vez mais nas casas dos brasileiros. As famosas paredes de patchwork de ladrilho, então, caíram totalmente no gosto e cabem em projetos residenciais e comerciais.

Mas você já parou pra pensar como se faz um ladrilho hidráulico?

Descobrindo agora o processo artesanal que já por trás de cada ladrilho daquele, você entenderá porque ele não é barato nem nunca vai ser. Abaixo, trago um vídeo que mostra uma peça sendo produzida em uma fábrica na cidade de Barbalha, no Ceará.

O ladrilho hidráulico não vai ao forno. O primeiro passo para a sua produção, com a forma que cria aquele desenho que você vê, é aplicar todos os pigmentos escolhidos em cada espaço reservado pra eles. Retirada a forma, já dá pra ver o desenho, mas ainda tem mais: é hora de colocar camadas de pó secante e cimento úmido, ou seja, aquela mistura que faz com que o ladrilho tenha uma espessura maior do que as dos revestimentos industrializados. Por fim, ele vai à prensa e depois deve secar durante 24 horas, seguido de uma imersão de água de 8 horas. Ufa!

Olha outro aqui, que também mostra direitinho como ele é feito:

(Artigo originalmente publicado no blog Casa de Filó)

  • Imprimir