Colunistas >> Carol Monteiro

Geladeira e estante repaginadas e lindas pra enfeitar sua casa

25 de abr de 2012 | Por: Carol Monteiro

A fotógrafa Júlia Rodrigues cresceu em uma casa onde a mãe dela estava sempre inventando coisas novas nos móveis. Por isso, pra ela esse papo de restauração e customização não é coisa nova, mas sim coisa de família, que corre nas veias.

Me chamou a atenção quando ela postou no Facebook uma geladeira antiga (até o logo da marca, super retrô) que estava prestes a passar por uma transformação. O resultado? Não poderia ter sido mais acertado! E foi aí que descobri os dotes da moça e tudo isso virou post!

ANTES

DEPOIS

Júlia ganhou a geladeira, que funciona direitinho, mas achou que ela estava meio feiosa. E sabe por que ela teve a ideia de pintá-la de amarelo? Porque já tinha pintado antes um fogão antigo de rosa choque!! "Pintar as coisas sempre foi uma atividade comum na minha casa, pra mim parece a solução mais facil e barata de deixar a casa mais engraçadinha", conta. Na geladeira foi usada tinta spray da Colorgin própria para pintura de metal.

E como vocês já podem imaginar, essa não é a primeira empreitada da Júlia na casa onde ela mora, em São Paulo, com o namorado, Christian. Assim que ela chegou por lá, encontrou uma estante de canto branca, sem graça, perdidona. Nem pensou duas vezes: arregaçou as mangas e botou a mão na massa.

A ideia era cobrir tudo com páginas coloridíssimas de gibi. Quando ela ainda morava com a mãe, sua musa inspiradora, a mesa de jantar era toda encapada com fotos de moda e a Júlia adorava. "Quando me mudei aqui pra casa do Chris, vi que a estante branca não tinha nada a ver com nada", lembra. "Aí resolvi encapar com os gibis antigos do Homem-Aranha e escolhi gibi pelas cores mesmo".

Ficou bacanérrimo, não ficou? As folhas de gibi foram todas coladas com cola branca à base de água. Para dar o acabamento, Júlia passou mais uma mão de cola branca e depois verniz fosco em spray por cima. A customização, feita há mais de um ano, ela garante que está durando super bem, que ainda não descolou nada.

No breve papo que batemos, a Júlia me contou que além de curtir estes trabalhos manuais, ela realmente evita ao máximo comprar coisas novas se há a possibilidade de renovar uma antiga que ainda funciona. "Acho inclusive mais divertido do que comprar coisas novinhas, porque vou ter pena de fazer qualquer coisa por cima", confessa.

E se você adorou a ideia, nem venha com a desculpa de que não tem tempo pra fazer isso: a geladeira, acho que a Júlia pintou em meia hora no máximo. A estante, demorou mais um pouco, mas em uma tarde ela acabou tudo. Pode ser um passatempo gostoso pro final de semana, não?

  • Imprimir