Colunistas >> Lise Longo

Itens que mais impactam os compradores de imóveis

18 de abr de 2012 | Por: Lise Longo

Saiba o que causa melhor impressão a maioria dos interessados em comprar um imóvel quando visitam um.

Geralmente, quando se quer vender um imóvel, não se está muito disposto a investir nossos fundos para torná-lo mais atrativo.

Isso se deve principalmente a um estigma de que essas melhorias não agregam valor ao imóvel, já que o futuro morador não vai dar atenção a isso. Pensa-se, erroneamente, de que quem busca um imóvel só está interessado na sua metragem, na orientação solar, na idade do imóvel e/ou na localização. O resto ele vai mudar conforme o seu gosto.

Pra entender por que é errado pensar assim, é simples, basta se colocar na posição do comprador

Faça de conta que o interessado em comprar o seu imóvel é você e pergunte-se:

  • Você gosta do piso deste imóvel?
  • As paredes estão em boas condições? A pintura em dia, existem rachaduras, os azulejos estão bem colados ou ameaçam cair?
  • A cozinha é nova, ou muito antiga? E os banheiros? As torneiras estão em bom estado, não gotejam? Com estão os rejuntes dos azulejos?
  • As portas fecham bem? Tem marcas de cupim?

Se respondeu a estas perguntas com muitos “nãos” e ainda assim você estivesse interessado em comprá-lo, a primeira coisa que você faria seria estimar quanto você precisaria gastar pra corrigir todos estes problemas e…

pedir este valor de desconto (ou até mais só pela incomodação de ter que reformar), na sua proposta!

Ou seja, você que reluta em “retocar” seu imóvel antes de vender, pode estar perdendo MUITO dinheiro com isso.

Retocar sim, reformar não

Sou arquiteta com grande experiência em reformas, mas no caso do Home Staging eu prefiro usar o termo “retocar”. É que quando falamos que é necessário reformar, já imaginamos aquela obra imensa e chata que às vezes sai mais caro que o preço do imóvel. E desistimos na hora.

Já o termo “retocar” nos remete a idéia de um ajuste pequeno, rápido, barato. Para uma experiência em Home Staging trazer os resultados a que se presta, não podemos exigir do dono do imóvel grandes investimentos. Primeiro por que geralmente quando se quer vender um imóvel é por que desejamos comprar algo maior ou melhor, e pra isso precisaremos desembolsar algo a mais ou até mesmo financiar. Em segundo lugar, se deseja vender rápido, então estas melhorias tem que ser executadas sem demora.

Quais os “retoques” que mais impressionam positivamente os visitantes do seu imóvel

São muitos os aspectos considerados, mas de um modo geral os que mais impactam os compradores na hora de decidir por um imóvel são:

  • Pisos: se estão atualizados, nivelados, facilidade de manutenção, aspecto dos rejuntes (no caso dos cerâmicos).
  • Paredes: limpeza, existência de rachaduras ou infiltrações, cores.
  • Armários embutidos: qualidade, aproveitamento dos espaços, layout, limpeza, facilidade de manutenção, design, vestígios de broca, cupim, mofo.

Quer saber mais?

Envie sua dúvida através do e-mail contato@LLfastdesign.com. Selecionaremos algumas delas e publicaremos aqui nesta coluna. Se preferir deixe sua pergunta através dos comentários, logo abaixo.

Participe!

  • Imprimir