Notícias >> Apartamentos

Apartamento lisboeta ostenta só o essencial

29 de nov de 2012 | Por: Seu Lar Aqui

Minimalismo e ícones do design definem tudo

Viver entre poucas coisas, para os apaixonados por casa, é uma verdadeira arte. Discernir, entre todas as opções, aquilo que é realmente essencial, não é tarefa para qualquer um. Mas foi a missão empreendida pelo arquiteto português Marco Arraiolos neste espaçoso apartamento do início do século 20, localizado no bairro histórico da Estrela, em Lisboa. Um imóvel inteiramente minimalista, e com bons toques de design.

 Apesar da "pouca" decoração, Arraiolos alterou bastante a estrutura do apartamento, reorganizando cômodos e mudando o uso inicialmente proposto para cada um, além da relação entre os espaços. Tudo para adaptar a casa às necessidades atuais sem intervir em elementos arquitetônicos originais. Para tanto, portas foram retiradas para dar lugar a vãos de passagens ou a portas sanfonadas, capazes de integrar ou separar ambientes sem desperdiçar espaço.

Itens originais foram mantidos, como as molduras no gesso, as esquadrias e os gabinetes dispostos sequencialmente ao longo de um corredor, que ainda recebem vasta luz natural vinda do pátio. Luz, aliás, não falta aqui. Novas aberturas e vãos também foram criados, para permitir um diálogo entre os espaços sem grandes quebradeiras e um alinhamento longitudinal ao longo de toda a morada.

Em matéria de mobiliário, o apartamento recebeu ícones do design, como as caderias com pés de madeira do casal Ray e Charles Eames, quatro Bertoias com almofadas pretas na sala de jantar – ótimas ao redor da mesa de madeira escura -, mesas de madeira ou com tampo de vidro, e uma clássica luminária Arco, original de Achille Castiglioni. Para quê mais?

Fonte: Casa Vogue

  • Imprimir

Notícias relacionadas

Quartos lúdicos ajudam crianças a superar medos

Móveis divertidos e interativos são bons aliados da decoração para ... Leia mais >


Diga sim ao bege na decoração; veja dicas para usar a cor

As cores fazem a cabeça de estilista e decoradores. Porém, ainda há... Leia mais >


Use a decoração para camuflar aparelhos eletrônicos

Livros podem ser utilizados para esconder roteador e como carregado... Leia mais >


Fotografias na decoração tornam ambiente criativo e intimista

Proposta resulta em efeitos modernos e personalizados na composição... Leia mais >


Cinco maneiras de criar uma decoração descontraída em casa

Seguir regras e tendências à risca nem sempre garante uma decoração... Leia mais >