Notícias >> Apartamentos

Derrubar paredes cria apartamentos amplos e integrados

27 de set de 2012 | Por: Seu Lar Aqui

Surgidos em Nova York na década de 1970, os lofts revolucionaram a arquitetura ao abolir as divisões entre cômodos e criar amplos espaços integrados. Inicialmente o conceito só se aplicava a antigos galpões transformados em residências, mas hoje é cada vez mais comum ver apartamentos tradicionais em que as paredes são derrubadas para ampliar o espaço útil do imóvel.

Esse tipo de planta garante fluidez ao ambiente, principalmente se os móveis certos forem usados para organizar o espaço. Existem duas opções: utilizar os próprios móveis para dividir o ambiente em subáreas ou transformar tudo em uma grande sala.

Se o apartamento for pequeno, vale a máxima “menos é mais”. “O melhor neste caso é assumir que o lugar é pequeno e investir em um sofá grande em vez de vários moveizinhos. Isso garante que o espaço seja melhor aproveitado e o cômodo não fique atravancado com obstáculos”, explica a arquiteta Patricia Fairbanks, de São Paulo. Se a ideia é economizar espaço, outra boa alternativa são os móveis de dupla função, como uma mesa de centro que tenha prateleiras ou que encaixe um pufe na parte inferior.

Outra dica é manter a unidade na decoração e na cor e não esquecer dos acessórios. “Cores claras ampliam o ambiente, o que é ótimo para locais pequenos. Se for para dar cor, o melhor é eleger uma parede só, e deixar o resto com uma base neutra para não carregar o ambiente. Tem que ter cortina, caso contrário a sala fica pelada, mas pode ser algo mais leve”, defende Patricia.

Prós e contras
Nem tudo são flores, no entanto, para quem derruba paredes. Se, por um lado, se ganha espaço, por outro, se perde a privacidade. O designer de interiores Roberto Negrete, de São Paulo, alerta que é preciso pensar bem antes de tomar a decisão. “Vale a pena se a pessoa mora sozinha e não tem empregada diariamente. Mas tem que ter cuidado com a cozinha para não acabar com cheiro de bife na fronha”, afirma Negrete.
 

Fonte: Terra

  • Imprimir

Notícias relacionadas

Gisele Bündchen mostra sua casa de 20 milhões de dólares

Modelo abriu as portas de seu lar para a revista Architectural Dige... Leia mais >


Cores podem transmitir diferentes sensações dentro de casa

Na hora de escolher a tinta da parede, lembre-se que as tonalidades... Leia mais >


Oito dicas para pintar paredes com perfeição

Mudar a cor das paredes é a maneira mais fácil e eficaz de renovar ... Leia mais >


Dica: Dividindo Ambientes

Como fugir da parede de alvenaria na hora de criar novos ambientes,... Leia mais >


Um projeto para lá de pessoal em Berlim

Arquitetura ousada deixa lar pequeno espaçoso  Ao se formar arq... Leia mais >