Notícias >> Banheiros

Banheiros pequenos: como ganhar espaço dentro deles

30 de mar de 2012 | Por: Seu Lar Aqui

Seu banheiro é pequeno e você não sabe como ganhar espaço dentro dele? Alguns especialistas explicam que a melhor prática para otimizar a área do banheiro é usar branco e espelho: da altura da bancada até o teto, o espelho é o recurso mais usado pelos arquitetos. A profundidade dos armários também interfere no movimento dentro do local e o tamanho ideal é aquele onde você possa colocar pequenos cestos de roupa, papel higiênico e itens de limpeza.

Não use papel de parede no banheiro. "Papel de parede só para lavabos. Na área de banho a umidade favorece a criação de fungos e faz descolar bem rápido. Uma dica ótima para banheiros pequenos é usar ao máximo a área do espelho, com armário de 15cm de profundidade, por exemplo, portas de correr e espelho na frente. Pode-se guardar de tudo", sugere a arquiteta Ruth Borgmann.

Prateleiras e nichos
Muitas vezes o problema do espaço no banheiro é com o cesto de roupas. Ele não pode ser grande e deve harmonizar com o ambiente. A saída, para o arquiteto Ricardo Miura, é organizar um espaço no gabinete: "Para cestos de roupas, não há mágica. Abre-se mão de parte de um gabinete ou fazendo-o dentro deste, com uma porta basculante. Já para os utensílios de limpeza, como xampu e condicionador, dependendo da parede, dá para fazer nichos".

As prateleiras também são um bom recurso, principalmente na parede da bancada ou da pia. Ou não. "Decorativamente, as prateleiras só devem ser usadas se for para guardar perfumes. Mas se o banheiro for muito claro, não é bom para eles, pois a luz deteriora mais rápido o perfume", complementa Ruth Bergmann. De acordo com a arquiteta Renée Sbrana, os nichos valorizam o ambiente e liberam espaço: "Os nichos são um ganho real de espaço. Dentro do box, principalmente".

Fonte: GNT

  • Imprimir

Notícias relacionadas

Inspire-se na decoração usada no filme 'Simplesmente Complicado'

A dica de cinema e de decoração de hoje é: Simplesmente Complicado!... Leia mais >


Conheça os maiores erros no projeto do quarto do bebê

Evitar totalmente o uso de cores fortes e entulhar o ambiente com m... Leia mais >


Cores podem transmitir diferentes sensações dentro de casa

Na hora de escolher a tinta da parede, lembre-se que as tonalidades... Leia mais >


Dicas para Banheiro

Com o decorrer das décadas, o banheiro passou de um espaço quase ne... Leia mais >


Inverno aquecido

As roupas, a alimentação, as atividades e o ritmo de vida mudam com... Leia mais >