Notícias >> Banheiros

Transforme seu banheiro em um camarim

30 de ago de 2012 | Por: Seu Lar Aqui

Já pensou em se sentir como uma estrela de cinema no banheiro da sua própria casa? Seguindo algumas dicas simples é possível transformar o cômodo em um verdadeiro camarim.

Em primeiro lugar, o banheiro precisa ser bem iluminado. “Um ambiente desse tipo é destinado principalmente às mulheres, e o uso de lâmpadas no espelho é fundamental para criar um ambiente em que elas possam se maquiar e ter seu canto de beleza”, afirma a arquiteta Natasha Villaça, de São Paulo. “O maior erro de uma casa, em matéria de iluminação, é no banheiro”, alerta Crisa Santos, arquiteta que também atua na capital paulista.

Crisa explica que o ideal é colocar lâmpadas por toda a extensão das bordas do espelho. Dessa maneira não são projetadas sombras no rosto. “Se a pessoa tem a possibilidade de fazer uma bancada grande com uma ou duas cubas, pode reservar um canto com um pufe para se maquiar. É uma ótima ideia para quem não tem um quarto grande, que comporte uma penteadeira”, afirma a arquiteta.

Outra característica importante dos camarins são os cestos usados para diversas funções, desde guardar toalhas – limpas ou usadas – até armazenar pincéis e esponjas de maquiagem. Para as residências, no entanto, as gavetas são a opção mais prática para guardar produtos de beleza e objetos como o secador de cabelo. Para as toalhas, que serão reutilizadas, o melhor são os cabides. “Por causa do vapor e do uso contínuo, as toalhas ou objetos ficam muito expostos. Como é um item mais decorativo que funcional, o ideal é adotá-los no lavabo”, explica Natasha.

Branco básico
O ambiente todo branco é comum nos camarins e na maioria dos banheiros. “O branco é um clássico porque as pessoas têm medo de fazer o cômodo de uma cor da moda - como o roxo hoje em dia - e depois ter de fazer quebra-quebra para mudar. O branco dá uma sensação de amplitude e limpeza”, afirma Crisa.

A desvantagem é que em um cômodo todo branco a sujeira fica mais visível. “Principalmente se a moradora tem cabelo comprido e se penteia no ambiente.” A solução, segundo a arquiteta, é quebrar a monotonia monocromática com detalhes em cores sóbrias e, especialmente, um piso de outra cor. “É possível colocar uma cerâmica que imite madeira. Assim, você mantém o aspecto clean mas tira a desvantagem do branco. Também dá para brincar com tons parecidos como o cinza e o bege. Assim, fica mais fácil cuidar da limpeza.”

Fonte: Terra

  • Imprimir

Notícias relacionadas

Inspire-se na decoração usada no filme 'Simplesmente Complicado'

A dica de cinema e de decoração de hoje é: Simplesmente Complicado!... Leia mais >


Augusto Perez dá toque de originalidade em decoração de cobertura

O designer de interiores Augusto Perez executou a decoração de uma ... Leia mais >


Conheça os maiores erros no projeto do quarto do bebê

Evitar totalmente o uso de cores fortes e entulhar o ambiente com m... Leia mais >


Cores podem transmitir diferentes sensações dentro de casa

Na hora de escolher a tinta da parede, lembre-se que as tonalidades... Leia mais >


Dicas para Banheiro

Com o decorrer das décadas, o banheiro passou de um espaço quase ne... Leia mais >