Notícias >> Casas

Como energizar a entrada de sua casa segundo o Feng Shui

22 de mar de 2012 | Por: Seu Lar Aqui

Em mandarim, Feng Shui pronuncia-se "fon xuei", como se estivéssemos imitando o som do vento (fon) e da água (xuei) . Segundo a sabedoria milenar chinesa de harmonização dos espaços, esses dois elementos relacionam-se como forças yin e yang - respectivamente, vento e água - e representam o equilíbrio das energias presentes nos ambientes.

O Feng Shui ensina que podemos neutralizar as energias negativas, deixando os ambientes mais positivos, calmos ou convidativos, de acordo com as funções de cada cômodo e área da casa. Segundo o Feng Shui, a entrada de uma casa é um importante canal de troca de energias, por isso deve ser valorizada e bem conservada pelos moradores. A fachada e a entrada dão pistas de como é o interior da casa, e indicam algumas características de seus moradores.

Embora o Feng Shui seja uma técnica chinesa, muitas pessoas se identificam com seus ensinamentos porque já ouviram conselhos semelhantes de suas mães e avós. De fato, assim como na sabedoria de nossas ancestrais, o Feng Shui ensina que manter cuidados básicos de manutenção e higiene em nossa casa traz mais prazer em desfrutar os ambientes, o que torna nossos momentos de descanso mais propícios para relaxar e recuperar as energias.

A campainha estragou? Conserte-a. A porta empenou? Contrate um especialista. Pequenos defeitos podem parecer inofensivos, por isso acabamos adiando suas soluções. Para o Feng Shui, defeitos estruturais ou empecilhos à boa circulação nos ambientes, ainda que pequenos, contribuem para desequilibrar as energias da casa.
 

A porta principal de uma residência merece atenção especial porque é um dos canais mais importantes de troca de energias com o exterior. Como todo bloqueio à entrada prejudica o fluxo de energia, assegure-se do bom alinhamento da porta e do funcionamento correto de dobradiças e fechaduras. A porta deve abrir e fechar com facilidade, e estar livre de ferrugem e rachaduras.

A filosofia do Feng Shui nos ensina que é possível atrair a prosperidade para nossa casa convidando-a a entrar pela porta da frente, assim como preparamos nossa casa para receber os amigos e a família limpando e enfeitando os ambientes. Para receber as boas energias, devemos adicionar alguns elementos, nos livrar de outros e promover uma boa limpeza e faxina para deixarmos o espaço livre para os bons fluidos circularem.

O correto é que a porta principal abra para dentro, não para fora. Uma dica para fazer com que as energias negativas fiquem longe de sua casa é fixar um Baguá que é um espelho em formato octogonal. Outros elementos que ajudam as energias a se equilibrarem são os mensageiros ou sinos do vento.

Outra analogia criada pelo Feng Shui sugere que a maçaneta da porta principal é como a mão da casa. É ela quem nos cumprimenta. Maçanetas firmes e sólidas criam a energia de um forte aperto de mão, típico de pessoas que sabem se proteger de energias nocivas.

Por isso, aconselha-se escolher um modelo de maçaneta de boa qualidade, que nos permitam segurá-las de maneira firme e confortável . Lembre-se de que as maçanetas mais espessas não são necessariamente as mais resistentes. E a durabilidade da peça também deve ser analisada, já que pode significar economia em longo prazo.


 

A filosofia do Feng Shui usa o simbolismo para explicar melhor o comportamento da energia. Em uma das analogias, a porta principal seria como a boca da casa, e as janelas, os olhos. A partir dessa ideia, os especialistas nos aconselham a manter os vidros das janelas sempre limpos e em boas condições .

Segundo o Feng Shui, rachaduras, sujeiras e esquadrias enferrujadas não só atrapalham a visão da rua, como embaçam a visão de soluções para os problemas e a busca por novos caminhos. Por isso, usar vidros transparentes é a melhor opção quando persianas e cortinas puderem proteger sua privacidade. Enquanto a luz do sol for abundante, deixe as janelas abertas para que o ar circule.

Um truque fácil para atrair mais alegria a sua casa é investir em um paisagismo com o qual você se identifique . Você pode preferir compor uma decoração com plantas mais delicadas e românticas, ou com folhas de formatos angulares e clássicos, de acordo com seu estilo. De qualquer maneira, a dica é decorar usando as plantas que são fontes inesgotáveis de boas energias, saúde e qualidade de vida.

Adicionar flores e cores à entrada de sua casa através de cercas vivas, vasos ou canteiros, fará você se sentir mais alegre ao retornar do trabalho. As plantas também ajudam a neutralizar o efeito nocivo das garagens situadas à frente da porta principal. Outra vantagem de se investir no verde é que os mensageiros do vento também são mais eficazes para equilibrar energias quando situados em ambientes arborizados.

Como os chineses acreditam que a água é o elemento que está relacionado à prosperidade e à sorte , fontes são elementos ideais para decorarmos a entrada de casa. Outra opção são as banheiras de passarinhos.

A maneira como nos relacionamos com nós mesmos, com outras pessoas e até mesmo com objetos e ambientes que nos cercam, influenciam no fluxo de energia que percorre os espaços. Criamos energias ascendentes quando estamos nos sentindo bem e cultivamos pensamentos positivos. Porém, também somos responsáveis por poluir o ambiente com energias negativas , quando alimentamos sentimentos ruins e insistimos em hábitos nocivos.

Se por algum motivo nos sentimos abatidos, nossa energia também diminui o que nos faz adiar algumas tarefas domésticas . Reparos por fazer, pintura a ser renovada e armários lotados e bagunçados dificultam o trânsito das energias positivas, deixando os ambientes ainda mais desequilibrados.

Depois de ter lido essas dicas, que tal quebrar o círculo vicioso e deixar a entrada de sua casa mais bonita hoje mesmo?

Fonte: BBel Uol


 

 

  • Imprimir

Notícias relacionadas

Quartos lúdicos ajudam crianças a superar medos

Móveis divertidos e interativos são bons aliados da decoração para ... Leia mais >


Diga sim ao bege na decoração; veja dicas para usar a cor

As cores fazem a cabeça de estilista e decoradores. Porém, ainda há... Leia mais >


Use a decoração para camuflar aparelhos eletrônicos

Livros podem ser utilizados para esconder roteador e como carregado... Leia mais >


Fotografias na decoração tornam ambiente criativo e intimista

Proposta resulta em efeitos modernos e personalizados na composição... Leia mais >


Cinco maneiras de criar uma decoração descontraída em casa

Seguir regras e tendências à risca nem sempre garante uma decoração... Leia mais >