Notícias >> Casas

Laranja na decoração da casa

22 de mar de 2012 | Por: Seu Lar Aqui

Considerada alegre e moderna, a cor laranja estimula a criatividade e pode ser usada nas paredes, móveis e objetos de decoração de todos os ambientes. Porém, antes de aderir ao laranja é preciso que seja feito um planejamento adequado para saber onde e como aplicar a cor, evitando que o ambiente se torne cansativo.

O banheiro de 4M² foi projetado pela arquiteta Aclaene de Mello para uma menina de 4 anos. Os clientes exigiram que o ambiente crescesse com a criança e pudesse atendê-la pelo menos até os 18 anos, fazendo algumas pequenas modificações.

Na cuba, nas pastilhas e no tapete foram usados tons diferenciados de laranja e alguns objetos em amarelo, o que deixou o ambiente mais alegre. A combinação de laranja e branco também foi essencial para personalizar o ambiente. "O tom laranja combinado com o branco personaliza o infantil e o madeirado escuro personaliza mais o adulto. No entanto, o laranja pode ser usado em qualquer idade, depende da combinação" diz Aclaene.

Nesse quarto o laranja foi usado apenas nas paredes. O ar infantil ficou por conta da mistura da cor com o roxo e branco, além dos desenhos na parede que também deixaram o quarto mais alegre e aconchegante.

Em dormitórios o cuidado é para as cores não deixem o ambiente muito escuro e cansativo. Para isso não acontecer, o ideal é que seja feito um planejamento juntamente com a iluminação. Nesse caso o branco e a madeira clara suavizaram o quarto. O cômodo ainda conta com as camas bem separadas e uma mesa de estudos embaixo da cama superior, aproveitando o espaço.

O dormitório de 8.05M² foi projeto pela arquiteta Pricila Dalzochio, da AchyZ Arquitetura. Pricila sugere outras cores que combinam com laranja na decoração. "As cores que combinam bem com o laranja são o azul, o roxo, bege, verde e marrom. Para quartos infantis vai bem mesclar cores mais vivas, como roxo, azul e verde mais escuros", indica a arquiteta.

Em outros ambientes o laranja pode ser combinado com outras cores. "Para um ambiente como o living o marrom ou bege com laranja fica elegante. Nos terraços e varandas mescle o laranja com o verde e para quarto de casal, aconselho aplicá-lo apenas em detalhes, como alguma almofada ou vaso com flores", diz Pricila.

A cor cítrica pode ser usada também em pequenos detalhes e dar um toque especial em algum ambiente. No living acima, a sofisticação ficou por conta da mistura entre o laranja e os diversos tons de marrom e bege.

O living de 30.20M² também foi projetado pela arquiteta Pricila Dalzochio, que usou laranja apenas nas almofadas e nas plantas artificiais para facilitar a manutenção e dar vida ao ambiente.

A cozinha acima, executada pela Resevila, foi projetada pelas arquitetas Elizabeth Braido e Alessandra Ceceli para um jovem casal, que queria um ambiente tradicionalmente branco, mas com um toque de cor.

O ambiente tem 15,60 M² e passou por uma pequena reforma, que fez com que a despensa fosse diminuída em 40 cm. Espaço era outra exigência do casal. O projeto conta também com prateleiras de vidro e persianas rolô, que amenizam a entrada de luz.

O laranja foi usado apenas em algumas portas dos armários e em objetos de decoração, como nos vasos com flores, panelas e fruteiras. Essa combinação trouxe sofisticação sem fugir da simplicidade de como a cozinha havia sido solicitada.

Fonte: Bbel Uol

  • Imprimir

Notícias relacionadas

Quartos lúdicos ajudam crianças a superar medos

Móveis divertidos e interativos são bons aliados da decoração para ... Leia mais >


Diga sim ao bege na decoração; veja dicas para usar a cor

As cores fazem a cabeça de estilista e decoradores. Porém, ainda há... Leia mais >


Use a decoração para camuflar aparelhos eletrônicos

Livros podem ser utilizados para esconder roteador e como carregado... Leia mais >


Fotografias na decoração tornam ambiente criativo e intimista

Proposta resulta em efeitos modernos e personalizados na composição... Leia mais >


Cinco maneiras de criar uma decoração descontraída em casa

Seguir regras e tendências à risca nem sempre garante uma decoração... Leia mais >