Notícias >> Casas

Portas pivotantes modernizam ambientes

14 de mar de 2012 | Por: Seu Lar Aqui

Com ar imponente e moderno, a porta pivotante está ganhando as áreas sociais das residências. O grande diferencial é o tipo de funcionamento, ela não possui dobradiças como as portas comuns, mas sim um pivô, um tipo de pino que, quando instalado, regula a abertura da folha da porta enquanto o outro trecho gira ao contrário. O tamanho de abertura desse trecho depende da distância que o pino tem da parede.

"O charme dessa porta é justamente que ela é solta da parede, então quanto mais distante da parede está o pivô, mais o efeito fica evidente", diz a arquiteta Eneida de Moura Gonçalves. Eneida lembra que para ter um bom efeito, é preciso planejar a instalação da porta pivotante. Por exemplo, o vão para instalação deve ter no mínimo 90 cm, assim o pivô deve estar a 10 cm da parede, e a porta terá 80 cm para passagem.

No ambiente da foto acima, decorado por Andrea Teixeira e Fernanda Negrelli, a porta foi desenvolvida especialmente para esse ambiente, que une o contemporâneo a toques clássicos e elementos nobres, como a madeira de carvalho.

J. Vilhora / Martin Szmick

À esquerda, um ambiente desenvolvido pela arquiteta Evelin Sayar, que projetou a porta para que não marcasse ou pesasse no ambiente, por isso as linhas retas. O vidro serigrafado com madeira de peroba e puxador horizontal de aço inox traz leveza à decoração.

A porta pivotante combina com decorações modernas. "Como as ferragens ficam escondidas e algumas não possuem molduras, ela fornece à residência uma aparência contemporânea e sofisticada", ressalta Eneida.

No modelo à direita, a porta pivotante projetada pela arquiteta Jóia Bergamo foi feita de vidro. Ao invés de abrir na lateral, a porta possui um pivô central que gira no centro, deixando o ambiente ainda mais sofisticado.

João Ribeiro

No projeto da dupla Samy e Ricky Dayan, acima, a porta pivotante recebeu um acabamento especial em pátina, valorizando os vincos naturais da madeira. Quando aberta, a porta revela o hall de entrada com uma pintura que lembra um retalho de Aubusson, que remete à arte da tapeçaria francesa.

Eneida ressalta que portas pivotantes ocupam muito espaço, por isso é preciso ter cautela quando for escolhê-la como porta principal da casa. "É preciso pensar na área que a porta vai 'varrer', e não colocar nenhum objeto próximo, lembrando que existe ainda um trecho atrás da porta que também será uma área utilizada para o deslocamento", alerta.

Crédiuto Foto: Martin Szmick

Por Duda Schwab - BBel

  • Imprimir

Notícias relacionadas

Augusto Perez dá toque de originalidade em decoração de cobertura

O designer de interiores Augusto Perez executou a decoração de uma ... Leia mais >


Inspiração do dia: varandas!

As varandas são espaços muito especiais na casa da gente. Na maiori... Leia mais >


A escada (e a casa!) é dos cachorros

Morada traz adaptação para caninos do casal  Cães tratados a pã... Leia mais >


Arquiteta lista diferenças entre pisos de madeira e imitações

Quem gosta do aspecto que a madeira confere ao chão fica repleto de... Leia mais >


Receber amigos e os amigos deles

A casa em Barueri se abre sem medo  É do feitio dos jovens se a... Leia mais >