Notícias >> Casas

Projeto desenvolvido por estudante utiliza materiais reciclados

18 de abr de 2012 | Por: Seu Lar Aqui

A construção civil é um dos setores que mais consome recursos naturais e, por isso, aliar projetos arquitetônicos às práticas sustentáveis se tornou um grande desafio para os profissionais da área. Foi pensando nesta questão que a estudante Thaís Manika, do Curso Técnico do Design de Interiores do CEPDAP (Centro de Educação Profissional de Design, Artes e Profissões), elaborou o projeto de conclusão de curso que teve como base o filme Lixo Extraordinário (2010).

O Filme que é dirigido por Lucy Walker, acompanha o trabalho realizado pelo artista plástico Vik Muniz no aterro sanitário Jardim Gamacho, que fica localizado na periferia do Rio de Janeiro e é considerado um dos maiores do mundo. “Diante desse contexto seria interessante trabalhar com algo direcionado, pensando no reaproveitamento de materiais, na reciclagem e no uso de produtos menos agressivos ao meio ambiente. Por isso o trabalho de Vik Muniz foi definitivo para escolha do tema”, explica Thaís.

De acordo com a estudante a proposta foi elaborada exatamente para se encaixar ao perfil de um artista plástico que tem como estilo de trabalho a reciclagem do lixo. “A ideia foi fazer um Loft que conseguisse integrar a residência e o local de trabalho. Além disso, o objetivo era harmonizar tudo isso com a questão ecológica do projeto”, esclarece.

Para isso, Thais desenvolveu um trabalho que reutiliza vários materiais encontrados no lixo, mas que nem por isso deixaram o ambiente menos sofisticado.  “Selecionei alguns artifícios para compor o ambiente que seriam mais peculiares com o tema. No hall de entrada, por exemplo, coloquei pendentes de papelão e no atelier optei por destacar um vitral feito de garrafas pets”, conta.

Segundo ela o diferencial do projeto está no reaproveitamento de materiais descartados, mas que pudessem ser usados para dar um toque especial, deixando o ambiente moderno e aconchegante. “Na cozinha e churrasqueira coloquei cadeiras em couro reaproveitado e preferi por bancadas, paredes e escada de vidro, pois integrariam ainda mais o espaço com a natureza. Além disso, o aproveitamento da luz solar também seria maior e o consumo de energia diminuiria”, diz.

A estudante também classifica outros elementos que fizeram a diferença na proposta. “Utilizei vários materiais para a decoração dos ambientes que remetem à questão ambiental como na disposição da sala, onde coloquei poltronas de rolhas de garrafas de vinho, mesa de papelão prensado e uma estante feita a partir de uma escada restaurada. No quarto reaproveitei uma carroceria de caminhão para transformar no guarda-corpo e a cabeceira da cama foi elaborada a partir de uma janela veneziana restaurada”, afirma.

Para a área externa, Thais usou um revestimento feito a partir da reciclagem de pneus e as poltronas foram elaboradas com tubos de PVC colados. “A piscina, trabalhada em pastilhas de vidro verdes e o piso de pneu reciclado remete bem ao trabalho de Vik Muniz, pois a partir de uma vista panorâmica, conseguimos visualizar o símbolo da reciclagem”, finaliza.

O CEPDAP oferece um curso Técnico de Design de Interiores, que prepara o profissional para desenvolver projetos de interiores e de decoração exclusivos, de acordo com a necessidade de cada cliente e com práticas sustentáveis.  Mais informações pelo site  www.cepdap.com.br, pelo telefone (41) 3029-4044 e também na fanpage http://www.facebook.com/cepdap.profissoesinovadoras

Perfil CEPDAP

O CEPDAP (Centro de Educação Profissional de Design, Artes e Profissões) possui onze anos de experiência na área de ensino. A empresa tem como objetivo qualificar profissionais diferenciados e competentes, oferecendo cursos que atendam as necessidades atuais do mercado. A instituição é reconhecida pela Secretaria do Estado de Educação, cadastrada no Ministério da Educação (MEC) e regulamentada pelos órgãos de classes como Associação Brasileira de Design de Interiores (ABD) e do Convention Bureau. O CEPDAP trabalha com cursos nas áreas de Design de Interiores, Paisagismo, Eventos, Gestão Desportiva, além de Marketing e Comunicação.  Mais informações no site www.cepdap.com.br

  • Imprimir

Notícias relacionadas

Quartos lúdicos ajudam crianças a superar medos

Móveis divertidos e interativos são bons aliados da decoração para ... Leia mais >


Diga sim ao bege na decoração; veja dicas para usar a cor

As cores fazem a cabeça de estilista e decoradores. Porém, ainda há... Leia mais >


Use a decoração para camuflar aparelhos eletrônicos

Livros podem ser utilizados para esconder roteador e como carregado... Leia mais >


Fotografias na decoração tornam ambiente criativo e intimista

Proposta resulta em efeitos modernos e personalizados na composição... Leia mais >


Cinco maneiras de criar uma decoração descontraída em casa

Seguir regras e tendências à risca nem sempre garante uma decoração... Leia mais >