Notícias >> Cores

Como usar cores fortes na decoração

29 de mar de 2012 | Por: Seu Lar Aqui

Arquitetos ensinam como combinar as cores nos ambientes sem exagerar no tom.

Amarelo jovem

Para o quarto de uma jovem, os arquitetos Helena Bernardo e Felipe Aaraújo usaram o amarelo gema em uma das paredes e detalhes. Como as demais cores estão neutras, não houve erro. Segundo os profissionais, o amarelo ajuda a estimular a criatividade da moça .

Cores e texturas

Neste ambiente, o arquiteto Fábio Galeazzo brinca com cores e texturas. Os tijolos e madeira da parede têm cores neutras, mas dão texturas diferentes ao ambiente. Assim, ele pode ousar nos tons dos objetos, agradando o proprietário que tinha forte relação com a cultura indígena: as cores mais comuns na arte da plumaria foram distribuídas pelo ambiente.

Tom fechado na parede

Essa é uma dica valiosa: os tons mais fechados, escuros, são mais fáceis de combinar do que as cores vivas. Nessa sala, a arquiteta Milena Schulmeister optou pelo vinho nas paredes e complementou o espaço com tons de bege e marrom, criando um ambiente aconchegante para as refeições.

Preto forte

Apesar de chamado de cor neutra, o preto em grandes quantidades vira uma cor forte. Nesta sala com hidromassagem, dos profissionais João Aumond e Luiza Carla Galitzki, a parede em cerâmica preta contrasta com a outra em laca brilhante azul turquesa, dando ao ambiente um tom moderno e ousado. Os tons de cinza foram usados para dar continuidade ao preto.

Vermelho na cozinha

Esta cozinha tinha tudo para ser mais uma cozinha tradicional, trabalhada em branco e preto, não fossem os nichos de vidro pintado em vermelho Essa cor se contrapõe às demais, dando vida ao ambiente, segundo a arquiteta Helena Bernardo, que fez o espaço em parceria com Felipe Araújo.

Paredes neutras, móveis com cor

Na pintura, tons de branco e gelo. Assim, a arquiteta Carina Fraeb pode brincar com as cores dos móveis. A raque em laca verde convive harmoniosamente com o vermelho das almofadas e as texturas das poltronas. Para acertar em espaços assim, a dica é fazer um quadro de cartolinas com amostras das cores e estampas e analisar ali se a combinação vai dar certo.

Laranja para todas as idades

A arquiteta Aclaene de Mello pensou esse quarto para uma menina de quatro anos, mas que pudesse ser usado por ela até a adolescência. Por isso, optou pela cor laranja, que não é infantil nem adulta, como predominante. Ao lado de tons de salmão e branco, estão a parede revestida em tecido listrado e os móveis em MDF com detalhes alaranjados.

Um tom predominante

O piso do living é de cimento queimado, as paredes são de madeira, há bancos de plástico e de tronco, e ainda almofadas em várias texturas. E apesar de todo esse mix, o vermelho do grande tapete e da poltrona de design arrojado é a cor predominante no ambiente criado pelo arquiteto Fábio Galeazzo. Como todas as texturas têm tons neutros, o espaço ficou em harmonia.

Azul sem monotonia

O azul é uma cor que pode aparecer em grandes superfícies sem erro, dando ainda sensação de amplitude ao ambiente. No entanto, ele sozinho pode ficar monótono. Por isso, nesse ambiente de Nelia Chinelli Fay , pintado com a cor Therapy da Lukscolor, a parede recebeu um painel redondo de madeira e um móvel encostado a ela, que quebram a cor e dão vida ao ambiente.

Fonte: M de Mulher

  • Imprimir

Notícias relacionadas

Quartos lúdicos ajudam crianças a superar medos

Móveis divertidos e interativos são bons aliados da decoração para ... Leia mais >


Diga sim ao bege na decoração; veja dicas para usar a cor

As cores fazem a cabeça de estilista e decoradores. Porém, ainda há... Leia mais >


Use a decoração para camuflar aparelhos eletrônicos

Livros podem ser utilizados para esconder roteador e como carregado... Leia mais >


Fotografias na decoração tornam ambiente criativo e intimista

Proposta resulta em efeitos modernos e personalizados na composição... Leia mais >


Cinco maneiras de criar uma decoração descontraída em casa

Seguir regras e tendências à risca nem sempre garante uma decoração... Leia mais >