Notícias >> Cozinhas

Valorize o seu espaço gourmet

13 de mar de 2012 | Por: Seu Lar Aqui

A procura por um ambiente familiar que facilite a reunião de amigos em volta de bebidas, petiscos e quitutes estimulou uma renovação conceitual da cozinha. O espaço, que antes era destinado somente ao preparo de alimentos, agora incorporou a funcionalidade da sala de estar.

A engenheira e designer Karin Brenner comenta que o conceito de duas cozinhas tem sido modernizado e refinado por projetos de engenharia e arquitetura que transformam a cozinha tradicional em um espaço gourmet. Brenner ressalta a necessidade de um planejamento bem elaborado para que um dos ambientes mais usados da casa ofereça praticidade. "Isso justifica o uso de torneiras com mangueirinhas, que têm mobilidade, e o investimento em móveis inteligentes, que permitem rápido acesso aos utensílios e facilitam as tarefas".

A iluminação sobre o tampo da pia e do balcão também é um ponto forte na concepção da cozinha. Assim, elimina-se a sombra provocada pelo posicionamento de alguém no lugar. "Mesmo que a pia e o balcão estejam diante de uma janela, isso só fica resolvido durante o dia, não à noite", argumenta Brenner.

Como o espaço gourmet é integrado à sala de estar, Brenner costuma não usar azulejos, privilegiando as paredes com pintura epóxi, uma tinta usada em hospitais que pode ser lavada. Quanto à estética, ela afirma que pode ser trabalhada com uma cor mais forte, como vermelho ou laranja, que vai compor com os elementos da sala de estar, de jantar ou de jogos.

Foto: Karin Brenner

Nesta página estão fotos de um projeto desenvolvido por Karin em que o espaço gourmet fica ao lado da área da piscina e integrado ao living. Uma das paredes foi pintada com um tom avermelhado e, como é necessário um piso nobre, mas de fácil manutenção, foi escolhido o porcelanato, que uniformizou o ambiente.

No balcão da pia e do fogão e na parte central da mesa foi aplicado mármore marrom imperial. Por conta dos revestimentos frios e do visual high tech dos eletrodomésticos atuais com a predominância de aço inox, Karin orienta a usar móveis com revestimento amadeirado para aquecer o ambiente, deixando-o mais acolhedor. "Nesse projeto, trabalhei o gesso com desenhos em frisos, que dão a impressão de madeira pintada de branco".

A utilização de uma plotagem do ator Al Pacino como o personagem principal do filme "O Poderoso Chefão" é o destaque do espaço gourmet todo em MDF criado pelos arquitetos Daniel Gusmão e Marceli Mazur em parceria com a Todeschini Itaipu. Além da decoração temática, os arquitetos optaram por uma bancada Todeschini para que o morador possa conversar com amigos e familiares enquanto prepara as refeições.

Um espelho que serviu de fundo para a composição do espaço também recebeu plotagem. O teto ganhou tom azulado na plotagem e em sua iluminação. "O MDF é um produto ecologicamente correto e, pelas suas características equivalentes às da madeira maciça, permite uma versatilidade no uso e maior criatividade nos acabamentos. Além disso, comporta aplicação de todos os tipos de revestimentos, desde pintura até adesivos impressos.", explica Marceli Mazur.

Foto: Maison Arquitetura + Interiores

O convívio entre moradores e visitas ficou mais divertido na cozinha integrada à sala de jogos e televisão. O projeto da Maison Arquitetura + Interiores em uma residência em Itajaí (litoral de Santa Catarina) fez uma reforma total para integrar todos os ambientes da área de lazer. O espaço possui iluminação natural com coberturas de madeira e vidro, com calha embutida na parte de trás para evitar pingadeiras.

A mesa de jogos foi incluída no espaço gourmet, sob uma luminária pendente em tecido cuja iluminação amarela traz um clima mais aconchegante. Ao fundo da imagem acima à esquerda, uma lareira em travertino Romano Bruto vai aquecer as confraternizações em dias frios. Após assistir da bancada o preparo do prato pelo anfitrião, os convidados vão degustá-lo na mesa de jantar vista na foto ao lado.

Os nichos proporcionam ao morador um espaço para guardar os mimos, como lembranças de viagem e coleções. O nicho acoplado à bancada da cozinha gourmet tem iluminação embutida que enfatiza os itens de decoração. No home office, a proprietária expõe um aparelho de rádio, telefone e máquina de costura do início do século XX. A parede atrás da TV foi revestida em pedra palito amarela e o móvel suspenso em MDF na cor carvalho ébano.

Na imagem acima, à esquerda, uma chopeira estruturada em MDF vazado para armazenagem do chope. Aline Sandrin, arquiteta responsável pelo projeto, recomenda a colocação de um ralo para que a água e a bebida escoem e assim evitar odor desagradável. Ao fundo, uma coifa para absorver a fumaça e gordura emitida pelo fogão de uma boca de alta pressão.

Na foto à direita, uma churrasqueira com acionamento elétrico revestida em porcelanato e silicone cor hayku. Além de guardar objetos frágeis, a cristaleira ao lado foi criada para disfarçar uma coluna.

Como depois de alguns chopes os homens costumam perder o senso de direção quando usam o banheiro, evitou-se o desconforto das mulheres com a construção de dois lavabos.

Crédito Fotos: Karin Brenner

Por Vanessa Macedo - Bbel

  • Imprimir

Notícias relacionadas

Quartos lúdicos ajudam crianças a superar medos

Móveis divertidos e interativos são bons aliados da decoração para ... Leia mais >


Diga sim ao bege na decoração; veja dicas para usar a cor

As cores fazem a cabeça de estilista e decoradores. Porém, ainda há... Leia mais >


Use a decoração para camuflar aparelhos eletrônicos

Livros podem ser utilizados para esconder roteador e como carregado... Leia mais >


Fotografias na decoração tornam ambiente criativo e intimista

Proposta resulta em efeitos modernos e personalizados na composição... Leia mais >


Cinco maneiras de criar uma decoração descontraída em casa

Seguir regras e tendências à risca nem sempre garante uma decoração... Leia mais >