Notícias >> Decoração

Multifuncionais, mas sem perder a classe

21 de mar de 2012 | Por: Seu Lar Aqui

Móveis multifuncionais que otimizam espaço e adaptam-se a diferentes necessidades estão cada vez mais populares. Puristas do design costumam reclamar deste tipo de peça, mas a verdade é que elas facilitam a vida de muita gente e permitem que a praticidade de um ambiente seja completamente modificada sem grandes esforços. Sofás e poltronas começam agora a ganhar características extras, sem, entretanto, deixar de lado o conforto e, é claro, o design bacana. Selecionamos alguns modelos que exemplificam essa nova tendência. (HELOÍSA RIGHETTO)

Mesas de apoio

A poltrona Isola foi lançada recentemente pela italiana Tacchini e tem design assinado pelo estúdio sueco Claesson Koivisto Rune. Pensada para atender as necessidades dos usuários de tablets e notebooks, que geralmente acomodam-se de maneira mais informal e relaxada, ela pode ser usada tanto em ambientes corporativos como também em residências, já que a mesinha serve ainda para apoiar um prato ou uma taça de vinho, assim como o bom e velho livro.

A Jori apresentou a poltrona Chillap durante a feira IMM, que aconteceu no mês de janeiro em Colônia, na Alemanha. O estúdio Verhaert transformou a cadeira em uma peça multifuncional com uma sacada simples, mas muito engenhosa: um dos braços pode ser rotacionado e transformado em mesa de apoio.

Quem não lembra das carteiras escolares, com a mesinha parafusada diretamente na cadeira? Pois esse ícone do design serviu como inspiração para a cadeira Moment, do Feiz Design Studio para a Offecct. O apoio para os cadernos e livros continua lá, mas agora o formato é muito mais elegante e confortável, e parece uma extansão natural da estrutura da cadeira.

Sofás-arte

O sofá Monochrome é uma das criações mais recentes de Robert Stadler para a Carpenters Workshop Gallery. Fabricado em edição limitada de 8 peças, ele ultrapassa os limites entre arte e funcionalidade, já que seu encosto avança sobre a parede e acaba fazendo as vezes de obra de arte.

Parte da coleção Rough Diamond, de 2008, a poltrona Club do britânico Lee Broom é uma inusitada mistura entre o clássico formato de estofado Chesterfield e a tecnologia do LED. Apesar do estranhamento inicial, a peça é extremamente funcional, e pode ser utilizada tanto como assento quanto uma divertida luminária.

O novo sofá-cama

O modelo de sofá-cama da Italsofa tem design jovem e dispensa o colchão embutido. Mais fácil e prático de usar, a estrutura é reduzida e portanto, mais leve.

Outro sofá cama da coleção da Italsofa, que preza pelo design simples porém atemporal. Basta ajustar os braços e o encosto para transformá-lo.

A Karup também preferiu priorizar a simplicidade e eliminar estruturas pesadas e colchões embutidos. A estrutura de madeira acomoda um futon, que serve tanto como assento de sofá como colchão de cama de solteiro.

O futon duplo da Karup, que dependendo da composição serve como assento adicional na sala ou cama extra no quarto de hóspedes.

Detalhes que fazem a diferença

O bolso pendurado no braço da poltrona é mais que um acessório charmoso: serve para acomodar aqueles objetos que sempre ficam fora do lugar, como controle remoto e revistas. Ideia da Italsofa.

A decoração da casa deve ser mutante, ou seja, permitir ajustes e se adaptar às diversas funções do lar: receber, trabalhar, relaxar, estudar… Pensando nisso, o Studio Vision A&D criou um assento portátil, fácil de transportar e com design que se adapta a diversos estilos. O segredo é alça de madeira, que além de viabilizar o transporte, é também um detalhe charmoso.

Modularidade

Os blocos retangulares criados por Richard Wood e Sebastian Wrong para a britânica Established & Sons são uma interpretação literal do conceito de modularidade: o usuário é livre para criar e compor, montar e desmontar, de forma fácil e por que não, divertida.

A empresa italiana Bruhl é sinônimo de inovação em sofás, e o modelo Sunrise é um ótimo exemplo de como uma peça produzida em massa pode ser personalizada pelo cliente. A diversidade de módulos – assentos, braços, encostos e acessórios – oferece um leque imenso de composições.

Fonte: Casa Vogue

  • Imprimir

Notícias relacionadas

Quartos lúdicos ajudam crianças a superar medos

Móveis divertidos e interativos são bons aliados da decoração para ... Leia mais >


Diga sim ao bege na decoração; veja dicas para usar a cor

As cores fazem a cabeça de estilista e decoradores. Porém, ainda há... Leia mais >


Use a decoração para camuflar aparelhos eletrônicos

Livros podem ser utilizados para esconder roteador e como carregado... Leia mais >


Fotografias na decoração tornam ambiente criativo e intimista

Proposta resulta em efeitos modernos e personalizados na composição... Leia mais >


Cinco maneiras de criar uma decoração descontraída em casa

Seguir regras e tendências à risca nem sempre garante uma decoração... Leia mais >