Notícias >> Dicas

Decoração para festa junina

30 de mai de 2012 | Por: Seu Lar Aqui

Decoração para festa junina com bandeirinhas, santinhos, convites, lembrancinhas e flores. Prepare uma linda festa junina!

Mesa decorada

Enfeites de parafina, bandeja e chapéus com aplicações de flores deixaram a mesa da Luz Nativa ainda mais charmosa. Uma ideia legal: em uma garra branca, coloque pipocas e flores de papéis.

Caldinho

Para espantar o frio, não se esqueça de preparar aquele saboroso caldinho de feijão. Sirva-os em canequinhas enfeitadas com fitinhas coloridas e medalhinhas de santinhos. Veja que charme! Dica: sirva também creme de cenoura, abóbora e ervilha.

Trouxinhas

Você pode também distribuir a paçoca caseira, que deve ser degustada com colher, em saquinhos de tecidos. Escolha um tecido grosso e, se quiser, forre-o com papel vegetal. Amarre as trouxinhas com fitinhas de cetim e, junto, coloque uma medalhinha de santinho ou uma colherzinha de café.

Delícia

Faça uma estrela com os pedaços do delicioso bolo de Semolina. No meio, você pode colocar um balãozinho de papel. Veja que diferente: fica superprático de servir. Não esqueça de deixar um montinho de guardanapo de papel por perto. Faça o mesmo com os bolos de mandioca, milho, abóbora e chocolate.

Bandeirinhas diferentes

Estas bandeirinhas de festa junina com aplicação de quilling (arte feita com tirinhas de papel enroladas), feitas pelas artesãs Rose Marques e sua sócia Monica Turato, são superdiferentes. Ispire-se nesta ideia. Você pode fazer a bandeirinha com tecido ou papel camurça. Depois, aplique em um quadro ou em painel feito com tecido estampado.

Entrada

Se você for fazer a sua festa em um sítio ou chácara, providencie uma carroça para decorar a entrada. Você pode também pendurar uma bandeira do Santo Antônio, como esta feita pelas das artesãs Rose Marques e Monica Turato. Se preferir, faça uma plaquinha e escreva "bem-vindos".

Mesa caipira

Você faz aniversário no mês de junho? Pronto! Não precisa mais se preocupar com o tema da festa... Convide seus amigos para participarem de uma deliciosa festa junina, prepare aquela linda mesa e aproveite. Esta mesa foi montada com enfeites feitos com esculturas quiling (arte feita com tirinhas de papel enroladas) de papel Relux. A cor amarelo remete ao milho, um dos ingredientes principais das comidinhas da festa caipira.

Mesa charmosa

Repare como este bolo coberto com pasta americana ficou bonito. Decore o seu bolo predileto com bandeirinhas coloridas e fogueiras. Para dar um charme à mesa, espalhe saquinhos ou potinhos com amendoim.

Plaquinhas

A placa do "Arraiá", feita com quiling (arte feita com tirinhas de papel enroladas), das artesãs Rose Marques e Monica Turato, ficou linda. Você pode também fazer estas plaquinhas para indicar os banheiros masculinos e femininos da festa. Ou, se a festa for grande, use as plaquinhas para nomear as barracas do doce, pesca e correio elegante.

Convite de festa junina

Não se esqueça do convite. Para ficar ainda mais personalizado, escreva à mão com uma linguagem "bem caipira". Este convite feito com quiling (arte feita com tirinhas de papel enroladas) também é obra das artesãs Rose Marques e Monica Turato. Fofo, não?

Mesa prática

Um jeito fácil de fazer uma mesa: use cavaletes, que você mesma pode fazer ou encontrar prontos em lojas de decoração. E com uma placa de madeira, como na foto acima, ou até uma porta lisa, você faz uma mesa superprática. Depois, é só decorar. Outra ideia legal é colocar laços entre as bandeirinhas. Faça também um milho gigante com papel crepom amarelo.

Mesa linda

Lembre-se: na festa junina vale tudo; nada é exagero. Veja a varidade de coisas que há nesta mesa e, mesmo assim, ela ficou lindíssima, certo? Inspire-se nesta ideia: vale decorar com palha, flores, tecidos diferentes e, até mesmo, aquelas panelas de ferro superantigas que eram da sua avó.

Sabores diferentes

Na sua mesa não pode faltar: bolo de aipim, de fubá, de arroz, tapioca e pastel de forno. Sirva-os em pratos forrados com guardanapos de tecido coloridos. Outra ideia é forrar a mesa com tecido xadrez.

Saboroso

Sirva o tradicional bolo de fubá com coco nesta forma enfeitada com bandeirinhas coloridas. Para facilitar, já corte os pedaços do bolo em tamanhos pequenos. Seus convidados vão adorar.

Mesa fofa

O tecido é um grande aliado das decorações de festa junina. Veja como ele pode ser utilizado de diferentes maneiras, tanto para forrar a mesa, quanto para fazer bonequinhos caipiras e saquinhos para as pipocas. Basta usar a criatividade!

Docinhos

Em uma cesta decorada com fitas coloridas, coloque docinhos deliciosos. Algumas sugestões: pé-de-moleque, doce de abóbora e pão de mel.

Mimo

Embrulhe o rocambole de goiaba em papel celofane e crepom colorido e amarre com uma fitinha de tecido. Todos vão adorar!

Bandeirinhas

Quanto mais bandeirinhas espalhadas pela festa, melhor! As das fotos foram feitas com chita. Original da Índia, chita é um tecido de algodão com estampas de cores fortes, geralmente florais. A estamparia é feita sobre uma pano branco de algodão conhecido como morim.

Pipoca

Para compor a mesa da festa junina, use um aquário redondo de vidro com milho seco no fundo e espalhe cones feitos com papel colorido com pipocas doces e salgadas dentro. Sua mesa vai ficar lindíssima e a criançada vai adorar esta ideia.

Clima oriental

Quem disse que uma luminária japonesa não pode ser usada como enfeite em festa junina? Veja como esta decoração ficou incrível! Para dar um toque especial, faça bolinhas coloridas nas bandeirinhas e pendure no meio da luminária um quadrinho redondo com a imagem de santos.

Caipira chique

Você pode também decorar a mesa com este lindo enfeite, superfácil de fazer: compre um chapéu caipira, coloque um tecido grosso e cole uma flor de plástico. Depois é só colocar as deliciosas paçoquinhas - que podem ser redondas ou quadradas - dentro. Em outros chapéus você pode colocar: pé-de-moleque, doce de abóbora e pão de mel. Seus convidados vão adorar.

Paçoquinha

Se não tem paçoca, não é festa junina, certo? Dê um charme diferente a este docinho que todos adoram. Embrulhe-os em papel colorido e amarre com uma fitinha de cetim. A embalagem fica tão fofa, que o doce pode, também, ser dado aos convidados como uma lembrancinha da festa.

Festa alegre

Decore a mesa da sua festa com rosas feitas com papel crepom, bandeirinhas coloridas e muitos doces. Opte pela mistura de cores claras, como o amarelo, rosa e azul. As Maçãs do amor também podem virar flores. Basta espetá-las em um espetinho de madeira e fazer as folhas com papel crepom verde. Dica: ao invés de decorar com as bandeirinhas em forma de varal, use fita de cetim e pendure uma por uma.

Rosas

Entregue, no final da festa, uma flor artificial para os convidados. Revista um palito de churrasco com papel crepom verde. Fixe uma forminha verde dobrada ao meio na lateral do palito, imitando uma folha. Prenda as formas vermelhas numa bola de isopor com alfinete. Cole uma forminha verde, aberta, na parte debaixo da bola e espete o palito na flor.

Luz

Se a festa for à tardinha, ilumine o ambiente com um toque inusitado: uma luminária-móbile feita de luzinhas pisca-pisca e cúpulas de formas de cupcake. Faça um pequeno corteem "x" no fundo da forminha e passe o bico de luz por ele. Escolha três estampas diferentes de forminhas e intercale-as na luminária.

Bolinhas

No lugar das tradicionais bandeirolas de papel de seda, faça enormes pompons de forminhas coloridas para brigadeiro. Basta fixar o fundo das formas em uma bola de isopor com alfinetes - trabalhe com duas formas de cada vez para dar um efeito bem fofo. Depois de tudo pronto, grude um fio de lã nas bolas com cola quente e pendure-as.

Crédito Fotos: Caca Bratke, Cesar di Cesário, Antonio Rodrigues, Eduardo Pozella, Jorge Butsuem, Luiz Gomes, Mauro Holanda e Bruno Carvalho,

Fonte: M de Mulher

  • Imprimir

Notícias relacionadas

Quartos lúdicos ajudam crianças a superar medos

Móveis divertidos e interativos são bons aliados da decoração para ... Leia mais >


Diga sim ao bege na decoração; veja dicas para usar a cor

As cores fazem a cabeça de estilista e decoradores. Porém, ainda há... Leia mais >


Use a decoração para camuflar aparelhos eletrônicos

Livros podem ser utilizados para esconder roteador e como carregado... Leia mais >


Fotografias na decoração tornam ambiente criativo e intimista

Proposta resulta em efeitos modernos e personalizados na composição... Leia mais >


Cinco maneiras de criar uma decoração descontraída em casa

Seguir regras e tendências à risca nem sempre garante uma decoração... Leia mais >