Notícias >> Quartos

Quarto do bebê: sugestões para decorar pequenos espaços

30 de mar de 2012 | Por: Seu Lar Aqui

Você olha para o quartinho e não consegue imaginar como colocar ali berço, cômoda, poltrona, lixeira, prateleiras, o bebê e, de quebra, brinquedos e bichinhos de pelúcia!

A situação parece um quebra-cabeça, mas é possível decorar um quarto pequeno usando bom senso, criatividade, cores certas e móveis funcionais. ATambém vale lançar mão de velhos recursos, como colocar móveis encostados uns nos outros, desde que isso não atrapalhe o uso de cada um. O berço, por exemplo, pode ficar encostado na parade, é necessário apenas que uma das laterais tenha livre acesso.

A poltrona de amamentação pode ser uma cadeira confortável. Dependendo do estilo, ela faz o diferencial no quarto. Outra solução que derruba um tabu: um pedaço da cama fica encaixado no trocador, mas não perde sua função. Isso pode ser feito desde que fique bonito. A prateleira embutida no trocador serve como apoio na hora das trocas de fralda ou roupa.

Outro recurso que melhora a sensação de amplitude do cômodo é pintar as paredes com cores claras. Usar uma faixa no alto da parede, em um tom diferente do restante, também dá a impressão de que o quarto é um pouco maior. Para potencializar o efeito, escolha móveis brancos ou de cores suaves.

Prateleiras colocadas na parede sobre o trocador servem para organizar os brinquedos que o bebê vai ganhar. Ou, se preferir, objetos usados nas trocas de fralda.

Dicas práticas

- Dê prioridade à circulação. Não adianta colocar cômoda, berço, cadeira e a cama da babá se você não conseguir caminhar entre os móveis.

- Escolha móveis básicos, que agreguem mais de uma função. Cômodas compactas podem ter sapateira e varão para cabide.

- Existem modelos de berços menores que os mais tradicionais. Eles possuem 70 cm de largura por 1,30 m.

- Cortinas até o teto ampliam o ambiente. Prefira tecidos leves, vaporosos e transparentes para garantir uma boa iluminação.

- Cadeiras para amamentação já são produzidas em modelos compactos, de 70 cm por 70 cm.

- Se a cama da babá for imprescindível, mas não couber no espaço, coloque-a no lugar da cadeira de amamentação e compre uma almofada que lhe dê suporte. Outra opção é comprar uma cama menor, de 70 cm por 1,85 m.

- Não abuse na decoração. Ou você escolhe prateleiras na parede ou quadrinhos.

 - Tapetes devem ser proporcionais ao tamanho do quarto. Os de tear, feitos de algodão, em cor palha ou em dois tons, dão charme sem poluir o visual do ambiente.

- Prefira pintar as paredes com cores claras e lisas. Pinturas com desenhos ou com listras, por exemplo, roubam a cena e diminuem o ambiente. Se quiser, eleja uma parede e pinte-a com uma cor mais escura, para compor com o tom claro. Outra opção é pintar todas as paredes do quarto até a metade, colocando um tom pastel na parte superior.

- Pisos laminados ou de vinil e carpete de madeira ampliam o espaço.

Fonte: Bonde

  • Imprimir

Notícias relacionadas

Quartos lúdicos ajudam crianças a superar medos

Móveis divertidos e interativos são bons aliados da decoração para ... Leia mais >


Diga sim ao bege na decoração; veja dicas para usar a cor

As cores fazem a cabeça de estilista e decoradores. Porém, ainda há... Leia mais >


Use a decoração para camuflar aparelhos eletrônicos

Livros podem ser utilizados para esconder roteador e como carregado... Leia mais >


Fotografias na decoração tornam ambiente criativo e intimista

Proposta resulta em efeitos modernos e personalizados na composição... Leia mais >


Cinco maneiras de criar uma decoração descontraída em casa

Seguir regras e tendências à risca nem sempre garante uma decoração... Leia mais >