Notícias >> Sala de Jantar

Seis salas de jantar cheias de estilo

26 de mar de 2012 | Por: Seu Lar Aqui

Mais do que um local de refeições, a sala de jantar virou uma área de convívio, que segue movimento da casa. Confira a decoração de seis espaços.

Local de encontro. Sem copa nem mesa na cozinha, é aqui que o casal e os dois filhos adolescentes fazem todas as refeições, do café da manhã ao jantar. Para acompanhar o formato estreito do ambiente, o arquiteto René Fernandes Filho escolheu a mesa retangular de freijó 2.88, da Ovo, com tampo de 1,80 m x 90 cm, e cadeiras esguias: as da ponta têm desenho de Sergio Rodrigues e as demais, de Geraldo de Barros (modelos da Dpot). O roxo das paredes faz contraste com a sala de estar, que é branca. Pendentes do inglês Tom Dixon (Lumini).

O colorido traz alegria. Neste apartamento alugado, o arquiteto Gustavo Calazans montou a sala de jantar com móveis que o casal de moradores trouxe na mudança. “A mesa e as cadeiras Tulipa são clássicas e fáceis de combinar. Sugeri mesclá-las a duas cadeiras coloridas, que estavam na cozinha”, conta. A tapeçaria venezuelana, presente da mãe do proprietário, alegrou a parede, na qual pranchões laqueados (Fábrica de Móveis Araujo) compõem o aparador. Lustre da Scandinavia Designs.

Um quê de anos 1970. Estampas geométricas, que remetem à época da juventude do morador, revestem as cadeiras giratórias da sala de jantar. “Na escolha do mobiliário, também fiz referência aos anos 1970, mas optei por releituras para não deixar o visual datado”, explica o arquiteto Sidney Quintela, autor do projeto. A mesa de madeira é da Micasa, o lustre, da Iluminar, e o aparador laqueado foi desenhado por Sidney. Ao fundo, placas de vidro recobrem o tecido aplicado na parede.

Posição privilegiada. Depois que se aposentaram, Sandra e Alberto instituíram uma rotina: pelo menos uma vez por semana, eles recebem a filha, o genro e os dois netos para jantar. Por isso, no apartamento novo, o ambiente de refeições ganhou destaque. “O espaço ocupa a maior parte da sala e tem vista para a varanda”, conta a arquiteta Ana Rita de Souza e Silva. A mesa redonda Tulipa e as cadeiras de espaldar curvo (Artefacto Basic) facilitam a circulação. Lustre da Dominici.

Mais espaço para os amigos. Embora a sala fosse pequena, os moradores queriam ter uma área de jantar. A arquiteta Barbara Filgueiras fez o espaço crescer ao derrubar as paredes do quarto de empregada. “Agora, eles podem reunir os amigos com mais conforto”, diz. Os convidados se acomodam na mesa bicolor (Dbox) e nas cadeiras de acrílico(Tok & Stok). Objetos da Skitsch e da A Lot Of. Note que o ambiente é integrado à cozinha e que há uma passagem para o gato na porta da área de serviço. 

Fonte: Casa Claudia

 

  • Imprimir

Notícias relacionadas

Quartos lúdicos ajudam crianças a superar medos

Móveis divertidos e interativos são bons aliados da decoração para ... Leia mais >


Diga sim ao bege na decoração; veja dicas para usar a cor

As cores fazem a cabeça de estilista e decoradores. Porém, ainda há... Leia mais >


Use a decoração para camuflar aparelhos eletrônicos

Livros podem ser utilizados para esconder roteador e como carregado... Leia mais >


Fotografias na decoração tornam ambiente criativo e intimista

Proposta resulta em efeitos modernos e personalizados na composição... Leia mais >


Cinco maneiras de criar uma decoração descontraída em casa

Seguir regras e tendências à risca nem sempre garante uma decoração... Leia mais >