Notícias >> Sala de Jantar

Tarde com chocolate: chá com bolo, brigadeiro e bolinho de chuva

26 de mar de 2012 | Por: Seu Lar Aqui

Na charmosa sala de jantar retrô da doceira Juliana Motter, o chá entre amigas dá água na boca só de olhar. Os quitutes, saborosos, são todos feitos de chocolate

A paulistana Juliana Motter, 34 anos, é tão louca por chocolate que transformou o vício em carreira: em 2007, criou a Maria Brigadeiro, pioneira na moda dos docinhos gourmet. Na loja, a produção se limita aos brigadeiros enrolados ou de colher, mas em casa a gula vai bem mais longe. Quando abre seu sobrado de vila às amigas, Juliana prepara um chá da tarde completo só com receitas à base de chocolate. As louças antigas saem de sua preciosa coleção. "É toda descoordenada", explica. "Começou com um jogo herdado de minha avó. Conforme as peças quebravam, fui repondo com outras, que descubro em feiras e brechós."

A sala de jantar da paulistana Juliana Motter, 34 anos, é toda retrô.

Brigadeiro Tradicional

Rendimento: 30 unidades

Ingredientes:1 lata de leite condensado1 colher (sopa) de manteiga, 4 colheres (sopa) de chocolate em pó, Chocolate em raspas para confeitar. Modo de preparo: em uma panela, coloque o leite condensado, o chocolate em pó e a manteiga e leve ao fogo baixo, mexendo sempre. Quando a mistura se desgrudar do fundo da panela, apague o fogo e transfira para um recipiente untado. Depois de frio, enrole os docinhos, confeite com as raspas de chocolate e coloque em forminhas de papel.

Bolinho de chuva com calda de Brigadeiro

Rendimento: 40 unidades

Ingredientes da massa: 2 ovos em temperatura ambiente, 2 colheres (sopa) de açúcar1 xícara (chá) de leite, 1 fava de baunilha, 2 ½ xícaras de farinha de trigo, 1 pitada de sal, 1 colher (sopa) de fermento em pó, Óleo para fritar, Açúcar de confeiteiro e canela em pó para polvilhar.

Ingredientes da calda: 2 latas de leite condensado, 8 colheres (sopa) de chocolate em pó, 4 colheres (sopa) de manteiga sem sal.

Modo de preparo: misture os ingredientes da calda e leve ao fogo baixo. Mexa até aquecer e desligue antes que o fundo da panela apareça. Reserve. Numa tigela, bata os ovos e o açúcar. Corte a fava de baunilha no sentido do comprimento, raspe a polpa e incorpore à mistura (despreze a fava). Acrescente aos poucos o leite e a farinha, mexendo com uma colher. Coloque o sal e o fermento, modele os bolinhos com duas colheres e frite em óleo quente. Escorra em papel-toalha, polvilhe com açúcar e canela em pó e sirva com a calda quente.

Louças antigas, como as xícaras e o prato azul sob o bolo de fubá (acima), se casam com os pratos de dois andares de porcelana (Maria Brigadeiro).

Caldas e bolos animam o bate-papo na sala de jantar.

Na cozinha integrada, livros de culinária indicam a leitura preferida de Juliana. Sobre a toalha bordada (Rosa Amélia Zavatti Antiguidades), o chá tem sabor de hortelã colhida no quintal.

Bolo Nega Maluca.

Rendimento: 12 porções

Ingredientes: 2 xícaras de farinha de trigo, 2 xícaras de açúcar, ½ xícara de cacau em pó, ½ xícara de chocolate em pó, 1 pitada de sal, 3 ovos, 1 xícara de óleo, 1 xícara de água fervente, 1 colher (sopa) de fermento em pó.

Modo de preparo: peneire os ingredientes secos (menos o fermento) em uma vasilha e misture. Faça uma cavidade no centro e coloque o óleo, os ovos e a água fervente. Bata imediatamente na batedeira para não deixar que os ovos cozinhem. Tire da batedeira, junte o fermento e misture delicadamente. Despeje a massa em uma assadeira redonda (30 cm de diâmetro) com um furo no centro, untada e enfarinhada, e asse a 180 ºC por 30 minutos. Desenforme o bolo e polvilhe com cacau em pó.

Fonte: Casa Claudia

  • Imprimir

Notícias relacionadas

Dica: Dividindo Ambientes

Como fugir da parede de alvenaria na hora de criar novos ambientes,... Leia mais >


Especialistas indicam mesas para salas de jantar pequenas

Para se ter um jantar agradável, é fundamental antes de tudo se aco... Leia mais >


Misture modelos de cadeiras na mesa de jantar

Quem quiser ousar na decoração da sala não precisa ficar apenas nas... Leia mais >


Sala de jantar descontraída e preparada para crescer em dias de festa

Pense em um casal jovem que tem dois filhos – um deles bebê &... Leia mais >


Seis salas de jantar cheias de estilo

Mais do que um local de refeições, a sala de jantar virou uma área ... Leia mais >